Revista de Estudos Criminais

Abolicionismo Penal e Teoria Agnóstica da Pena em “Laranja Mecânica”: Kubrick, Burgess e as Semânticas Modernas das Penas

Penal Abolitionism and the Agnostic Theory of Punishment in the “Clockwork Orange”: Kubrick, Burgess and the Semantics of Punishment

Lucas Villa e Bruno Amaral Machado.

Resumo: O artigo analisa o filme “Laranja Mecânica”, dirigido por Stanley Kubrick, e o livro homônimo que o inspirou, escrito por Anthony Burgess, e tem por objetivo apresentar e discutir o enredo da obra sob o enfoque das teorias da personalidade e das teorias da pena. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e cinematográfica, que nos permite evidenciar que a obra promove clara tensão entre as perspectivas da psicanálise e do behaviorismo, bem como das teorias retributiva e da prevenção especial positiva. O diagnóstico acerca das funções manifestas da pena que emana da obra é de viés pessimista, sendo compatível com as teorias agnósticas da pena. O final proposto por Burgess remete a distintas versões do abolicionismo penal.

Palavras-chave: Laranja Mecânica; teorias da pena; psicanálise; behaviorismo; abolicionismo penal..

Abstract: This article analyses the film “A Clockwork Orange”, directed by Stanley Kubrick, and the eponymous book that inspired it, written by Anthony Burgess, and aimed to analyze the plot of work from the standpoint of theories of personality and of the theories of punishment. The methodology used was basically a review of literature and film, and allowed us to conclude that the work promotes clear tension between the perspectives of psychoanalysis and behaviorism, as well as retributive and general preventive theories of punishment. In addition, the end proposed by Burgess fits in different versions of the criminal abolitionism.

Keywords: A Clockwork Orange; theory of punishment; psychoanalysis; behaviorism; criminal abolicionism..

v.16, n.67, p.113-136