Uma vida dedicada ao sistema de Justiça, desde sua formação, nos bancos da tradicional Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, formado com a turma de 1967, período em que iniciou na Advocacia, Miguel Reale Júnior completou 80 anos (18 de abril) com o mesmo vigor que o fez um dos principais nomes em matéria de Direito Penal.
Para comemorar a data, a Faculdade de Direito da USP, instituição pela qual exerceu a docência por mais de 45 anos (na Graduação e Pós-Graduação) promove, nos dias 25 e 26 de abril, um simpósio em sua homenagem.
Para além da docência, Reale Jr. participou ativamente do Executivo Federal exercendo o cargo de Ministro da Justiça na presidência de Fernando Henrique Cardoso. No Legislativo, foi assessor especial da presidência da Assembleia Constituinte com o deputado federal Ulysses Guimarães. Desenvolveu, com a equipe de juristas liderada por Francisco de Assis Toledo, as reformas do Código Penal de 1984 e a Lei de Execução Penal do mesmo ano. Foi presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos após a Ditadura Militar.
Yorumlar